O resultado das eleições municipais deve provocar mudanças para os turistas que freqüentam Ilhabela (198 km de São Paulo), um dos principais destinos dos paulistanos no verão.

O prefeito eleito, Antônio Luiz Colucci (PPS), 47, promete revogar a polêmica lei municipal que desde março limita em 10 mil o número de veículos permitidos a entrar na cidade. Colucci também disse que vai suspender temporariamente a cobrança da chamada taxa ambiental –de R$ 2 por carro que entra na cidade–, que também começou em março. Segundo Colucci, falta transparência no sistema de arrecadação. O atual prefeito, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), nega.

O prefeito eleito justifica a idéia de acabar com a limitação de veículos: “Não vai mais existir limitação. Nós vivemos do turismo e uma notícia dessas afugenta o turista de Ilhabela. A gente pode lançar mão de medidas internas para resolver o problema do trânsito, que é o maior da cidade.”

Oito meses depois de sua implantação, a lei ainda provoca polêmica na cidade. Na semana passada, a Câmara se adiantou ao prefeito eleito e aprovou um projeto que revoga a norma.

O atual prefeito disse que vai vetar o projeto. Caberá aos vereadores derrubarem o veto do prefeito para que a lei deixe de existir. Até hoje, a limitação não foi aplicada, já que o grande movimento de turistas em Ilhabela ocorre entre dezembro e fevereiro.

Alternativas

Como alternativa para aliviar o trânsito na cidade, que costuma ficar caótico nos picos de movimento durante o verão, Colucci propõe criar bolsões de estacionamento e investir no transporte coletivo para atender aos turistas. Ele ainda aponta a possibilidade de implantar um rodízio de veículos na ilha ou restringir o tráfego em algumas regiões.

“Eu acho que vamos precisar de algo mais do que isso [bolsões]. Em algum momento, vai ter que ter algum tipo de limitação da entrada de veículos”, disse o presidente da organização Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Grego. Para ele, a ilha não tem infra-estrutura para receber o volume de carros registrado na temporada.

FacebookTwitterPinterestGoogle +Stumbleupon