As Antilhas Holandesas são formadas por dois grupos de ilhas caribenhas. Um deles, o principal, é formado pelas ilhas de Curaçao (444km²) e Bonaire (288 km²) e o outro formado por três pequenas ilhas vulcânicas, Santo Eustáquio (21 km²), Saba (13 km²) e São Martinho (St. Marteen) (34 km²). A capital é Willemstad, na ilha de Curaçao, com cerca de 50 mil habitantes.
Em 1499, o espanhol Alonso de Ojeda aportou nas ilhas e levou seus habitantes para trabalharem como escravos na ilha de Hispaniola, atual Haiti e República Dominicana. Os acionistas da Companhia das Índias Ocidentais, criadas pelos holandeses, decidiram em 1634 invadir Curaçao e, sem encontrar resistência dos espanhóis, essa ilha tornou-se importante centro para ao comércio de escravos da Companhia.
Em 1648, o Tratado de Westfalen deu aos holandeses o controle das ilhas da Antilha. No início do século 19, em razão das guerras napoleônicas, grande parte das ilhas passaram por um período sob controle inglês (1805 a 1816).
Ainda que o tráfico de escravos tivesse sido proibido desde 1814, somente em 1863 foi abolida a escravidão nas ilhas.
Durante o século 20, a indústria de petróleo trouxe vários imigrantes para as ilhas, mas nas últimas décadas, a automação produziu uma redução significativa no números de postos de trabalho e a opção pelo turismo tornou-se mais enfática.
Em 1980, as seis ilhas que compunham as Antilhas Holandesas foram chamadas a se manifestar sobre sua situação política. Dentre elas, somente Aruba decidiu ser um Estado associado individual, separando-se da federação em janeiro de 1986.
A maioria da população é formada por descendentes de escravos, além de caribenhos e descendentes de espanhóis e holandeses. O holandês é a língua oficial mas o papiamento é o idioma mais usado, dialeto que mistura inglês, espanhol, português e algumas línguas africanas.
Conhecidas por suas praias de areia branca e mar muito azul, as ilhas das Antilhas Holandesas são um lugar indicado para o mergulho e outros esportes naúticos. Os cassinos também surgem como uma das atrações do turismo local. As ilhas constam da maior parte dos roteiros de cruzeiros que fazem a rota do Caribe.
Outra atração é o grande centro comercial em Willemstad, famoso por seus preços atrativos e pela diversidade de perfumes, relógios, jóias em ouro e pedras preciosas, artigos de couro, bebidas e o licor de Curaçao.