Raquel Santos
Fundamentais na preservação do patrimônio histórico e cultural do País, os museus há muito tempo deixaram de ser sinônimos de exposição de objetos antigos. Hoje, além de resgatar o passado, esses espaços interagem com a sociedade levando a idéia de que a História é para ser visitada e não apenas decorada ou sabida.
Em Santos, o passeio no túnel do tempo pode ser uma ótima opção de entretenimento para as férias ou finais de semana alternativos – em que a praia não é prioridade. E tem opções para todos os gostos: aos interessados em música, cinema, fotografia, arte sacra, esportes e assuntos relacionados ao Porto e à biodiversidade marinha. Além do acervo permanente, há várias exposições que acontecem conforme a programação de cada espaço. Confira:
Museu da Imagem e do Som
Localizado no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), possui audioteca, videoteca e amplo material de pesquisa. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, com entrada gratuita. Informações: (13) 3226-8000.
Museu De Vaney
Os amantes do esporte podem visitar o Centro de Memória Esportiva – Museu De Vaney (Praça Eng. José Rebouças s/nº, térreo, Ponta da Praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O local possui acervo de troféus conquistados pela cidade, fotos de atletas, vitrines com histórico de cada modalidade e uma hemeroteca. Entrada gratuita. Telefone: (13) 3269-8090.
Memorial das Conquistas
Para aqueles que quiserem conhecer a história do Santos FC, a dica é visitar o Memorial das Conquistas (Rua Princesa Isabel, 77, Vila Belmiro), diariamente, das 9h às 19h.
Há exposição de troféus, placas e fotos da trajetória do time divididos em espaços temáticos. Além do Espaço Pelé (com peças do acervo pessoal do Rei do Futebol), existe o local dos títulos estaduais, nacionais, Santos e sua Cidade, Santos e o Mundo, entre outros. O museu também inova ao apresentar vários equipamentos multimídia, como aparelhos de TV, que permitem a visualização de jogadas históricas.